top of page

Histórico

29_06_2017_CB_Reuniao Oridnária_Tarde(2)

Com o objetivo de realizar a gestão dos recursos hídricos para que não falte água doce e nem para que a sua qualidade seja comprometida foi instituído - em 28 de julho de 1999 - o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. O CBHT atende aos parâmetros da Lei Estadual 10.350/1994, que estabeleceu a Política Estadual de Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul, destacando a água como um bem público.
Atuante em 18 municípios do litoral gaúcho, o Comitê é uma espécie de Parlamento das Águas em que toda a sociedade partilha das decisões sobre a água. Nele estão representados os usuários (agricultores, prefeituras, pescadores), a sociedade (ONGs, associações de profissionais de diferentes segmentos, entre outros), e o poder público.

Vinculado ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), o CBHT tem atuação em uma área de 3 mil km², abrangendo as cidades de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, São Francisco de Paula, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

bottom of page